A infância é um dos períodos mais férteis para o aprendizado de novas habilidades. A criatividade e o raciocínio lógico, por exemplo, são essenciais para serem desenvolvidas desde cedo. E você sabia que há vários tipos de cursos para crianças e que essa é uma das melhores formas de estimulá-las?
Existem diversas modalidades para você e seu filho escolherem por aí. O ideal é procurar por uma atividade que ao mesmo tempo em que seja lúdica e divertida, possa ensiná-lo a adquirir novas capacidades, sempre respeitando a individualidade dos pequenos.
Gostaria de saber por que essas atividades são importantes e como elas podem ajudar no desenvolvendo de uma série de habilidades fundamentais para a vida e para o mercado de trabalho? Para ajudar, elencamos neste post alguns dos cursos ideais para matricular as crianças. Boa leitura!
Tipos de cursos para matricular as crianças
1. Inglês
Conhecida por muitos como a língua universal, o inglês deixou de ser um diferencial e agora é, praticamente, um pré-requisito de mercado. Por isso, aprendê-lo ainda na infância pode garantir um futuro pessoal e profissional mais promissor para as crianças.
Ao procurar por uma instituição de ensino de língua inglesa, vale observar a metodologia utilizada pela escola (basicamente, se está de acordo com valores que você considera importantes) e o nível de satisfação da criança. Aprender uma nova língua não deve ser um motivo de estresse ou pressão!
2. Outros idiomas
Além do inglês, incentivar o aprendizado de outros idiomas também é muito benéfico. A razão para isso é simples: como o inglês já se tornou um pré-requisito para qualquer vaga no mercado de trabalho, conhecer um terceiro idioma é um belo diferencial para qualquer currículo. Por isso, invista em idiomas que sejam diferentes e que mostrem algum potencial para o futuro. O mandarim e o alemão, por exemplo, são algumas ótimas alternativas!
3. Artes marciais
Conjunto de habilidades de luta e defesa, as artes marciais contemplam diversas modalidades. No Brasil, as mais conhecidas são kung fu, caratê, judô, jiu-jitsu e Taekwon-Do. Praticar uma arte marcial estimula as crianças a conhecerem o seu próprio corpo e seus movimentos, e a criar uma relação saudável com colegas de equipe. Nas aulas de luta, um dos principais ensinamentos é o respeito ao adversário.
4. Programação
A programação é o ato de transformar uma sequência de passos que tem uma finalidade em uma instrução para o computador (a isso, damos o nome de algoritmo). Através de linguagens específicas, é possível criar sistemas de computador, sites ou aplicativos de celular. Essa é uma das profissões mais promissoras do mercado!
Durante a infância, o ensino de programação pode ajudar as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico, pois instiga os alunos a buscarem o melhor código para resolver determinado problema. Além disso, estimula a curiosidade, o trabalho em equipe e a aplicação de conceitos matemáticos em problemas reais.
5. Instrumentos musicais
Poucas pessoas sabem, mas alguns dos maiores gênios da história da humanidade — como é o caso de Albert Einstein — eram verdadeiros apaixonados pela música e conhecedores de diversos instrumentos musicais. Por isso, se engana quem acha que as aulas de música são uma perda de tempo.
Aprender a tocar um instrumento musical está longe de ser apenas diversão. A criança tem de aprender uma nova linguagem — e isso estimula a disciplina, a persistência e o foco na apreensão de novos conceitos. Além disso, ajuda a desenvolver a memória e a coordenação motora e pode ser um fator de integração social entre os colegas de aula.
6. Robótica
A robótica tem aplicação na indústria, na computação, na eletrônica etc. Aprender robótica é conhecer tudo sobre sistemas robotizados, da criação à implementação, podendo ser aplicados a diversos fins.
A linguagem utilizada para esse fim também é a da programação — tanto que, em algumas escolas, ambos os cursos são ministrados em conjunto. Os benefícios de aprender robótica durante a infância são diversos: desenvolvimento e uso do raciocínio lógico para resolver problemas do dia a dia, maior senso criativo e também apuração da escrita.
7. Teatro
Para muitas pessoas, o teatro é visto apenas como um passatempo ou como aulas para quem busca um futuro na área das artes cênicas. Na prática, no entanto, isso é muito diferente e esse tipo de atividade pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criançada.
Além de estimular a sociabilidade e deixar as crianças menos tímidas, o teatro auxilia no desenvolvimento da empatia, do senso crítico, do autoconhecimento, da criatividade e pode, até mesmo, ser muito vantajoso para a vida acadêmica dos alunos.
8. Desenho
Praticamente todas as crianças adoram desenhar. Criar formas e posteriormente pôr cor em todas elas. É uma diversão para qualquer criança que se preze, fazendo a cabeça também de muitos adolescentes e adultos. Imagine, então, uma aula com o objetivo de desenvolver ainda mais essa habilidade?
As aulas de desenho auxiliam com a maturação da criatividade e da autonomia das crianças, além de deixá-las muito mais sensíveis. Outra vantagem pouco conhecida dessa atividade é o benefício que ela traz para a área da matemática, especialmente nos campos da geometria.
9. Dança
Assim como acontece com os desenhos, boa parte das crianças adora dançar. Basta ouvir uma música que as agrade e a festa está feita! Por isso, colocá-las em aulas de dança é uma boa maneira de integrá-las com novos amigos, deixá-las menos tímidas e também auxiliar na criatividade.
Outras vantagens da dança incluem o autoconhecimento, a consciência corporal e a redução dos problemas de saúde, já que essa é uma atividade física muito boa para prevenir uma série de doenças e manter a criançada com um peso saudável para a sua idade.
Já deu para perceber que há uma grande variedade de tipos de curso para matricular uma criança ou adolescente, não é mesmo? Investir nessas atividades garante o melhor resultado e a satisfação do seu pequeno, além de favorecer o aprendizado das matérias do currículo escolar e melhorar a integração dos jovens com o mundo ao seu redor.
Em meio à diversidade de cursos para crianças, é interessante buscar uma escola que seja especialista e referência no ensino dessa especialidade.
Fonte: https://www.ctrlplay.com.br/